terça-feira, 20 de abril de 2010

Treme




All that jazz

Para aqueles que dividem a cinefilia com a sériefilia, fica a dica de priorizar Treme, mais recente criação de David Simon transmitida pela HBO. É situada em New Orleans, três meses após o furacão Katrina atingir e resumir boa parte da cidade em desperdício, deixando expressões derretidas em moradias e rostos.

A princípio, Treme deve chamar a atenção do público que conhece The Wire, obra-prima de David Simon e série nº 1 da lista de obrigações do que foi feito para a TV nesse formato. Se The Wire é um senhor mapeamento de Baltimore com o crime como eixo, primeiro episódio de Treme parece indicar um belo traçado de New Orleans, mas com eixo cultural. Ninho de sonoridade jazzista, a cidade abriga músicos diversos que formam o centro de personagens. Treme é o bairro do qual ficaremos íntimos.

Brilhos hipnotizantes, abertura e encerramento do episódio definem bem o clima de alegria e melancolia que deve dominar um TV-show de intimidade entre pessoas, música e uma cidade de joelhos. Pelo olhar sempre interessante e interessado de Simon, prevejo construção de uma preciosidade.

*A trilha é uma jóia. Dá vontade de jogar Trumpet Hero.

**Wendell Pierce (o “Bunk” de The Wire), Clarke Peters (Lester em The Wire) e Steve Zahn integram o elenco. Há também participação especial de Elvis Costello no primeiro episódio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário